Quatro Estações

O jovem e o mercado de trabalho

Posted on: Outubro 10, 2008

Sabe-se que o trabalho é uma atividade importante na vida de todos, já que, além de garantir o sustento, também auxilia no crescimento profissional, intelectual e social.

O mercado de trabalho está sempre se reformulando e, com isso, tornando-se restrito e difícil principalmente para as pessoas que não se qualificam.

O início da vida profissional é muito importante e, normalmente, o primeiro emprego se torna marcante para a maioria dos jovens. É nele que se recebe o primeiro salário, que se começa a interagir com pessoas e assuntos desconhecidos, que se recebe e executa ordens visando o crescimento da empresa.

E por uma série de fatores, como pouco investimento governamental, por exemplo, que cada vez mais as empresas buscam um perfil específico no mercado de trabalho. Mas você sabe como os jovens estão se preparando para ingressar nesse mundo?

A psicóloga Larissa Matos, da Integrar Estágio, afirma que, todos os dias, cerca de cem adolescentes por volta dos 16 anos procuram a agência em busca de uma vaga que se encaixe em seu perfil profissional. Segundo ela, atualmente, o estágio é uma das melhores oportunidades para um aluno ingressar no mercado de trabalho.


Liziane Coelho de Lima e Aline da Silva Schons, 21 anos, estudantes do curso do 6º semestre da faculdade de Jornalismo e estagiárias do setor de assessoria de imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – vêem no estágio a oportunidade de aplicar teoria e prática.

“Acho que além do trabalho em si, o estágio está sendo importante na minha vida social”, declarou Aline.

Contudo, para entrar no mercado de trabalho como estagiário, muitas vezes, os jovens se deparam com alguns empecilhos. Liziane Coelho ressalta que o principal obstáculo imposto pelas empresas é a experiência:

“Um dos inúmeros problemas que enfrentei foi o fato das empresas exigirem experiência anterior na área. Se eu estou procurando o meu primeiro estágio, eu não tenho uma experiência anterior, isso é uma grande dificuldade”.


Atualmente, experiência de trabalho com carteira assinada também é bastante valorizado. Tanto que não é a toa que o Sistema Nacional de Empregos – Sine – é um dos principais locais visitados na busca de vagas. Segundo a entidade, diariamente mais de 400 pessoas a procuram vagas, destes, aproximadamente, 300 são jovens.

Sentada em uma das dezenas de cadeiras azuis em frente ao painel eletrônico do Sine, a jovem desempregada Sabrina Silveira da Silva, de 22 anos, esperava sua vez para ser atendida.

Com ensino médio completo ela destaca que uma das principais barreiras na busca pelo emprego é a qualificação profissional. Além disso, a falta de experiência também é fator decisivo na hora da contratação.

“Já trabalhei como atendente e caixa operadora. Eles pedem experiência, mas se tiver outra vaga eu pego”, declara.

Confira na nossa barra lateral dicas de empresas de Recursos Humanos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

As quatro estações

Arquivos

Anúncios
%d bloggers like this: