Quatro Estações

Brincadeira de Criança

Posted on: Setembro 5, 2008

O tempo passa, e junto com ele surgem novas tecnologias que procuram substituir não somente os produtos de décadas atrás, mas também valores, costumes e atitudes.
No dia-a-dia observamos muitas de nossas filhas, sobrinhas, primas e afilhadas trocarem brincadeiras como Pega-pega, Cinco Marias, pular corda, bambolê e brincadeira de roda por celular, estojo de maquiagem, passeios em Shopping e até mesmo flertar com os meninos de sua idade.


Mas como nem todas as pessoas são iguais, algumas meninas ainda buscam na infância de suas mães e avós brincadeiras que substituem as do mundo contemporâneo.
Segundo Rita Rosaura Barbosa, educadora da Escola de Educação Infantil Garoto Sapeca, em Porto Alegre, pular corda, brincadeira de roda, pernas de pau e muitas outras atividades lúdicas ainda são as mais preferidas na hora de se divertir.
“Propomos para eles esse tipo de diversão e quando os deixamos escolher entre o moderno e o antigo, a escolha pelos tradicionais é unânime”, relata.

Como prova de que as brincadeiras e brinquedos tradicionais ainda estão na moda a aluna Andressa Machado, 7 anos, afirma que brincar de boneca ainda é o que mais gosta de fazer:
“ Minhas brincadeiras preferidas são brincar de boneca e pular corda. Tenho joguinhos, que estão na casa da minha avó, mas brinco com eles só porque tenho poucos brinquedos lá”, conta.
As brincadeiras ao ar livre são incentivadas principalmente nas escolas, como é o caso da Garoto Sapeca. Conforme destacou a educadora Rita, todas as turmas possuem projetos escolares que incluem as atividades lúdicas tradicionais em seus currículos.
“Em nossa escola existe um projeto que resgata as brincadeiras que os pais e os avós dos alunos faziam quando eram crianças. O resultado é impressionante e os pais ficam satisfeitos”.
Que vídeo game, que computador que nada! O gostoso mesmo é andar de pé descalço, sujar a roupa, correr, brincar e ser criança, apesar das inúmeras ofertas eletrônicas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

As quatro estações

Arquivos

Anúncios
%d bloggers like this: